Diante da necessidade mundial de geração de Energia Elétrica limpa e renovável ,a diretoria do CPP de Monte Aprazível , resolveu gerar sua própria energia elétrica através de Energia Solar ,conhecida como energia Fotovoltaica ,nome que vem do grego phos =luz e voltaico em honra ao físico italiano Alessandro Volta ,este nome foi utilizado pela primeira vez em 1849 quando da descoberta desta fonte de energia que funciona através de uma diferencia de potencial. O sistema de energia solar implantado em Monte Aprazível é composto de 51 painéis fotovoltaicos de 365W monocristalinos e um Inversor solar com capacidade de 15 kW instalados que ocupam apenas 130 m². Após a decisão da diretoria de implantação do sistema foi dada entrada no projeto elétrico na companhia responsável e o período de chegada dos equipamentos e instalação durou 10 dias o sistema já está instalado desde o dia 18 de outubro.
Hepel Energia Solar, empresa a qual fez toda implantação do sistema solar, destacou que iniciativas deste tipo em aderir e investir em um sistema de energia solar fotovoltaica ajudam a popularizar a energia solar no país, além de gerar economia e benefícios para o meio ambiente. Ressalta que é importante buscar empresas que trabalham com agilidade, materiais que possuem as certificações necessárias de qualidade e equipe treinada no manuseio dos equipamentos e seguimento de todas as normas necessárias para instalação.
O sistema de energia solar fotovoltaica do CPP monte aprazível tem capacidade para gerar 18,61 kWp e uma produção estimada de 28 mil kW/h ano, proporcionando uma economia na fatura de energia elétrica que deve chegar aos R$20 mil reais anuais.
Marina Avellar, diretora regional do CPP de monte aprazível, afirma que ao investir nesse modelo de projeto, além de preservar o meio ambiente, é possível usufruir melhor dos recursos naturais do país, trazendo bem-estar e segurança para os associados, colaboradores, parceiros e visitantes. Outra vantagem citada pela diretora é a economia.
O CPP leva muito a sério a sustentabilidade, segundo a diretora Marina Avellar. Ao longo dos próximos 25 anos da garantia de produtividade dos painéis, o sistema de energia solar do CPP evitará a emissão de 190.000 quilos de dióxido de carbono, o que equivale a plantar 1360 árvores.